Abaixo estão alguns dos locais que pude conhecer e sugiro pra quem quer aproveitar um pouco da capital do país da cerveja.
As Lambic são cervejas próprias da região de Bruxelas, são elaboradas a partir de fermentação espontânea. A Cantillon é uma cervejaria ícone do estilo e mantém seu método de produção praticamente inalterado desde 1900.
Quem pára na frente da cervejaria vê apenas um prédio antigo, sem nenhum atrativo especial. Na época em que estive lá estava bem tranquilo porque era primavera e a produção das cervejas acontece apenas em períodos mais frios do ano.
Um guia explica todo o processo de produção antes da visita à cervejaria. Também destaca particularidades sobre as cervejas produzidas, como a adição de frutas como cereja, framboesa e uva à cerveja. Ele destaca que apesar de algumas outras cervejarias adicionarem açúcar às suas cervejas de fruta, para tornar o gosto mais popular, a verdadeira cerveja Lambic é feita sem adição de açúcar, o que dá uma característica ácida e amarga à cerveja. Após a apresentação ele deixa os visitantes livres para explorar a cervejaria, dizendo: “Não temos o que esconder, se esse prédio pegar fogo entramos em falência, pois não existe como produzir esta cerveja em outro lugar.”
O cenário é de um prédio velho, com escadas cheias de teias de aranha, gatos sobre as caixas empilhadas, sótão empoeirado, máquinas antigas de produção, e barris e mais barris de cervejas armazenadas e separadas por sua idade: 1, 2 ou 3 anos. Toda cerveja gueuze que sai de lá é uma mistura entre cervejas dessas idades para que possam ser aproveitadas as qualidades tanto das cervejas mais velhas quanto das mais novas. O processo de seleção é feito pelo mestre-cervejeiro, que degusta as cervejas dos barris e as mistura para chegar ao resultado desejado. Ele afirma que nunca uma cerveja gueuze é igual à outra, porém o estilo é sempre inconfundível. As cervejas gueuze podem ser armazenadas por muitos anos sem perder suas características.
No final do tour, é claro, vem a melhor parte, degustar uma cerveja gueuze e uma de fruta.
A linha de produção normalmente é de 10 tipos diferentes de cerveja. Na degustação há muito cuidado para que o depósito que fica no fundo da garrafa continue precipitado e não se misture à cerveja na hora de servi-la. A vendedora ressalta também que as cervejas não devem ser tomadas antes de uma semana após terem sido levadas ao país de destino, pois a viagem mistura esses depósitos ao líquido. A temperatura lá era de cerca de 20 graus, e a cerveja foi servida direto da prateleira. O preço para uma cerveja de 750 ml era em média 10 euros.
Endereço: Rue Gheude, 56
Web: http://www.cantillon.be/
O Delirium Café está no livro dos recordes por possuir a maior variedade de cervejas disponíveis em um bar. O cardápio tem cerca de 2500 cervejas, e eles garantem um
mínimo de 2004 para que possam manter o recorde estabelecido em 09/01/2004. Está a cerca de 100m da Grande Place e localizado numa rua sem saída, podendo passar despercebido pra quem não o conhece.
Endereço: Impasse de la Fidélité 4A
Web: http://www.deliriumcafe.be/
Também bem próxima da Grande Place está uma loja especializada em cervejas belgas e que tem tudo o que você possa imaginar, desde as conhecidas do público brasileiro até as que são difíceis de encontrar fora da Bélgica. Bom para encher a mala.
Endereço: Rue Marché Aux Herbes 56B

| Próximo > |
|---|