|
Já ouvimos frases como: "Eu prefiro cerveja Lager a Pilsen!". Ou ainda: "Não gosto de Ales mas adoro cervejas de trigo." Esses cervejeiros sabem do que estão falando? Definitivamente, não. E pra você não dar nenhuma bola fora quando o assunto for esse, elaboramos um pequeno manual.
As cervejas se caracterizam por suas famÃlias e tipos. No caso do exemplo citado antes, a cerveja do tipo Pilsen faz parte da famÃlia Lager. E as cervejas de trigo (Weizenbier) fazem parte da famÃlia Ale.
Para acabar de vez com essas confusões, só aceitáveis depois de alguns copo a mais, vamos falar um pouco sobre cada famÃlia e tipo de cerveja. São três famÃlias que se diferem pelo tipo de levedura que utilizam e sua atuação durante o processo:
FamÃlia LAGERS:
Cervejas de baixa fermentação.
Normalmente são cervejas douradas e filtradas, mas também temos as variações escuras.
Exemplos de Lagers: - Pilsen: cerveja clara, filtrada, leve amargor, original da cidade de Pilsen. - Malzbier: malte caramelizado, cerveja escura e adocicada. - Bock: cerveja avermelhada, teor alcoólico entre 6%.
FamÃlia ALES:
Cervejas de alta fermentação.
Geralmente possuem maior corpo e paladar frutado.
Exemplos de Ales: - Weizenbier, Weissbier ou Weisse: cervejas de trigo, geralmente não filtradas. - Stout: malte tostado, cerveja escura, médio/alto amargor. - Trapista: cerveja feita pelos monges trapistas Belgas - Glühbier: do alemão Glüh = incandescente + Bier = cerveja – é uma cerveja que deve ser colocada em banho-maria.
FamÃlia LAMBICS:
Cervejas de fermentação espontânea.
São bem distintas. Lembram a sensação de estar bebendo um vinho espumante.
Exemplos de Lambics: - Faro: cerveja lambic com adição de açúcar - Geuze: blend de cervejas lambic. - Kriek: cerveja lambic com adição de cerejas durante o perÃodo de maturação em barrica.
Como você viu, dentro das três famÃlias temos uma variedade muito grande de tipos. A Bélgica, por exemplo, se orgulha em dizer que possui mais de 365 variedades de cerveja. Ou seja, você pode beber um tipo de cerveja a cada dia do ano. E lá, com certeza, os cervejeiros sabem do que falam. Lógico, quando não tomaram os 365 tipos em apenas um dia.
|