Visita à cervejaria Estrella Damm de Barcelona

 Por dentro de uma das maiores cervejarias da Espanha.

Se você foi ou pretende ir a Barcelona com certeza em algum momento da sua viagem irá provar uma Estrella Damm, seja ela em garrafa ou em barril (chope). A Estrella Damm é uma das cervejas mais consumidas em toda Espanha e a número 1 na província da Catalunha. 

Com sede na badalada cidade de Barcelona, a cervejaria fabrica 11 estilos diferentes, sendo que sete desses estilos é possível encontrar no Brasil. 

Recentemente tive a oportunidade de visitar a cervejaria e conto agora o que vi por lá.

Dia Da Visita

Cervejaria Estrella DammComo previamente combinado e de uma pontualidade admirável, às 10h da manhã do dia 29 de setembro de 2011, Floris van Neerrijnen, gerente de exportação do grupo S.A. Damm, liga para dizer que está me aguardando na porta do prédio onde eu estava hospedado. Após cumprimentos e cordialidades seguimos caminho à fábrica da Estrella Damm.

Chegando na cervejaria Floris me contou um pouco da história da empresa, de sua abertura em 1876 por August Kuentzmann Damm, que emigrou da Alsácia (França) e se instalou em Barcelona. Fundou a cervejaria e com o passar dos anos cresceu e conquistou mercados. Hoje a enorme e moderna fábrica está instalada em uma zona industrial próxima ao Aeroporto Internacional de Barcelona (El Prat), mas não foi ali que tudo começou. Até 1992 tudo era feito na antiga fábrica que está situada bem próxima ao monumento mais famoso da cidade, a surpreendente igreja Sagrada Família, obra do arquiteto Antoni Gaudi. O prédio, ainda conservado, abriga hoje a sede administrativa do grupo.

Linha de ProduçãoAntes de ingressarmos no cerne da fábrica ficamos sabendo que as salas de brasagem estavam interditadas às visitas. No começo isso me deixou um pouco frustrado, mas depois que conheci e vi de perto toda a estrutura e tecnologia aplicada no engarrafamento e logística dos produtos a frustação foi embora. Tudo é automatizado, todo o controle é feito por computadores em uma sala com várias telas e muita informação, o próprio mestre cervejeiro, junto com outros engenheiros, passa quase todo o tempo nessas salas monitorando as receitas, quantidades de matéria prima, enfim, toda produção.

É claro que com toda essa tecnologia perde-se um pouco o encanto daquela produção mais artesanal, daquele cuidado mais humano com o produto, mas é preciso considerar que estamos falando de uma grande cervejaria, uma grande empresa, com bons produtos, porém para um consumo mais abrangente.

Linha de ProduçãoDepois de me mostrar toda linha de cervejas que fabricam e outras que o grupo distribui, fomos para as salas de engarrafamento, pasteurização e paletização. Galpões enormes, com várias máquinas trabalhando a todo vapor, e o que mais me chamou a atenção foi a ausência de funcionários. Devo ter visto em toda a visita umas seis pessoas trabalhando nas máquinas, no chão da fábrica, sendo que alguns deles eram da equipe da limpeza (e ressalto que a limpeza e higienização eram impecáveis). Várias empilhadeiras movidas à bateria vão de um lugar a outro, trazendo e levando pallets de latas e garrafas, mas o mais interessante era que ninguém estava pilotando estes carros. Faziam vários caminhos, se cruzavam entre si como num filme de ficção científica, andando sozinhos e cumprindo suas funções. Até tentei procurar alguém com algum controle remoto, mas foi uma busca em vão. Floris me disse que eles já são programados para executar aquelas funções e o fazem numa sincronia surpreendente. Quando a bateria de alguma empilhadeira está no fim, ela mesma vai até uma área específica para se recarregar.

Assim que as empilhadeiras carregam as máquinas com latas ou garrafas, começa a diversão. São 90 mil latas/hora sendo higienizadas, envasadas e lacradas. A velocidade é impressionante.  No final elas são pasteurizadas, encaixotadas e empilhadas em pallets, que seguem para o centro de distribuição da cervejaria, localizado em outro ponto da cidade. 

PalletsDe acordo com Floris, as lagers, principalmente as do estilo pilsner, ficam prontas em 04 semanas, no mínimo. Já as outras levam um pouco mais de tempo para serem engarrafadas e vendidas. Além de garrafas e latas, envasam em barris de chope (30l e 50l) que vão para os bares e restaurantes. Existe um serviço especial para grandes estabelecimentos de Barcelona que consomem muita cerveja, chamado de Beer Drive. O Beer Drive é um grande caminhão de bombeiro que ao invés de água, leva cerveja e com a bomba carrega os barris do estabelecimento. A cerveja fica protegida dentro de uma grande bolsa interna sem contato com as paredes da parte traseira do caminhão. Imagine um caminhão de bombeiros cheio de cerveja no seu churrasco? Não gosto nem de pensar!

No total são produzidos 05 milhões de hectolitros/ano de cerveja. Tem ideia do que isso significa? Basta fazer as contas, 01 hectolitro corresponde a 100 litros. Para comportar toda essa produção a Estrella Damm tem à disposição 72 tanques de fermentação com capacidade de 7.500 hectolitros cada um. É muita cerveja.

Matéria-Prima

Floris me explicou que a água utilizada em todo processo cervejeiro é de um manancial situado abaixo da fábrica e que todo o malte de cevada utilizado é comprado de produtores locais, da Catalunha.

Micro Cervejaria

Em um dos cantos da cervejaria está montada uma planta piloto com capacidade para produzir 1.000 litros e tem como objetivo a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. De acordo com a empresa, a micro cervejaria é uma reprodução da grande planta reduzida em tamanho proporcional. O produto que for aprovado ali passa para a ser produzido na grande fábrica.

Estilos

Cervejas da Estrella DammComo citei anteriormente, o Grupo Damm produz 11 estilos próprios de cerveja (e distribui vários outros). A grande maioria são as lagers, estilo que ainda predomina na Espanha, e duas ales. 

Confira: Weiss Damm (Weizenbier – 5,0%), Voll-Damm (Marzënbier – 7,2%), Bock Damm (Munich Dunkel – 5,4%), Estrella Damm Barcelona (Pilsner – 5,4%), Estrella Damm Daura (Pilsner sem glúten – 5,4%), Estrella Damm Inedit (Witbier – 4,8%), A.K. Damm (Standard American Lager – 4,8%), Saaz Damm (Lite American Lager – 3,5%) Damm Lemon (Fruit Beer – 3,2%), Free Damm Lemon (Fruit Beer Sem Álcool – 0,0%) e Free Damm (Pilsner Sem Álcool – 0,0%). 

Sustentabilidade

Outro ponto a favor da empresa que me agradou bastante foi à preocupação com a sustentabilidade e economia de energia. Abaixo cito algumas ações para exemplificar:

  • Placas solares geram energia para toda fábrica;
  • Toda água que sobra na produção da cerveja é tratada antes de voltar para a cidade;
  •  O mosto final é reaproveitado e vendido para criadores de animais locais;
  • O vapor das caldeiras é aproveitado gerando mais energia para as turbinas;
  • A água utilizada vem de um manancial próprio. 

Publicidade e Marketing 

O lema da Estrella Damm é “The Beer Of Barcelona”. A ideia é incorporar toda a energia e alegria da cidade transformando-a em uma cerveja local e repleta de prazer. 

Abaixo alguns vídeos que mostra a tentativa da empresa em se tornar seu próprio lema.

Agradecimentos 

  • Iron Mendes da Importadora BrazilWays que fez o contato com a cervejaria e possibilitou a visita.

  • Floris van Neerrijnen, Export Area Manager do Grupo S.A. Damm que disponibilizou uma manhã inteira do seu dia para me apresentar a fábrica e me explicar todo o processo de fabricação das cervejas.

Mais informações: www.damm.es

Álbum de Fotos

Sobre o Autor
Junior CarvalhoJunior Carvalho é sommelier de cervejas formado pela ABS-SP, publicitário, analista de mídias sociais com foco no segmento cervejeiro e colunista do Mestre-Cervejeiro.com.
Fale com ele: Twitter ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


blog comments powered by Disqus