Muitas pessoas que começam a se aprofundar no maravilhoso mundo das cervejas artesanais logo descobrem que é possível produzir cerveja em casa.

A produção caseira de cerveja, hobby também conhecido pelo termo em inglês, homebrewing, vem se popularizando em todo o país. E assim como a cerveja é uma bebida gregária, feita para ser compartilhada, o mesmo se pode dizer sobre o conhecimento necessário para produzi-la. A comunidade brasileira de produtores caseiros é bastante acolhedora e ativa – o intercâmbio de ideias e informações é constante, os iniciantes são apoiados pelos mais experientes, enquanto festivais, workshops e concursos de cerveja caseira são promovidos em todas as regiões do país.

Saiba Mais

Você sabia que no dia 05 de junho se comemora o Dia da Cerveja Brasileira?

A data foi escolhida por ser o dia de nascimento do sr. Rupprecht Loeffler, que durante décadas e até seu falecimento aos 93 anos, em 2011, foi o cervejeiro da Cervejaria Canoinhense, uma das microcervejarias mais antigas do Brasil.

Mesmo quando a data foi instituída em 2012, já havia passado da hora de termos uma data para celebrar a produção cervejeira nacional. Afinal somos o terceiro maior produtor da bebida em volume, hoje contamos com mais de 400 microcervejarias pelo país afora. E não param de surgir novos produtos. Hoje a rede Mestre-Cervejeiro.com conta com mais de dois mil rótulos cadastrados para as lojas comercializarem, com as nacionais representando quase 70% do volume de vendas.

Saiba Mais

A astrologia é como uma cerveja inusitada: divide opiniões.

Algumas pessoas que consideram o estudo dos signos apenas uma construção mágica da mente humana. Mas há quem veja significado nas movimentações dos astros, tirando daí as mais diversas interpretações sobre personalidades, hábitos e preferências.

E se um signo pode trazer consigo toda uma gama de inclinações, como a teimosia ou o desejo de viajar, pode também nos dar uma pista sobre quais cervejas combinam mais com estas características. Afinal, existe tanta variedade de aromas e sabores nas cervejas quanto há variedade de preferências e humores entre nós.

Saiba Mais

Imagine uma mãe. Não precisa ser a sua mãe, pode ser sua irmã, sua vizinha, sua esposa, sua filha…

O que você vê?

Se for uma dona de casa que passa o dia na cozinha, a matriarca da família que cuida de todo mundo sem nunca tomar tempo para si, talvez esteja na hora de atualizar alguns conceitos.

Afinal as mães são, antes de qualquer outra coisa, mulheres. Cada uma com sua história de vida, personalidade, interesses e preferências. Muitas delas, inclusive, adoram uma boa cerveja!

Para mostrar que uma mulher pode ser mãe, cervejeira e o que mais ela quiser, convidamos quatro delas para nos contar um pouco sobre as dificuldades e delícias de ser uma mãe que ama cerveja.

Saiba Mais

A primeira turma de Sommeliers de Cerveja do Brasil se formou em 2010 pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP). Desde então, o mercado brasileiro tem ganhado anualmente centenas de novos Sommeliers de Cerveja através de instituições renomadas como o Instituto da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte, Science of Beer e Senac.

Com o objetivo de promover e valorizar a profissão no Brasil, o Instituto da Cerveja e a Associação Brasileira de Sommeliers seção São Paulo (ABS-SP) promovem o Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, uma acirrada competição em três fases que envolvem prova teórica, degustação às cegas e prova de serviço.

O grande vencedor da quarta edição foi o gaúcho Edu Pelizzon. Nós o convidamos para saber como foi a sua experiência com o Campeonato. Confira!

Saiba Mais