Você sabia que no dia 05 de junho se comemora o Dia da Cerveja Brasileira?

A data foi escolhida por ser o dia de nascimento do sr. Rupprecht Loeffler, que durante décadas e até seu falecimento aos 93 anos, em 2011, foi o cervejeiro da Cervejaria Canoinhense, uma das microcervejarias mais antigas do Brasil.

Mesmo quando a data foi instituída em 2012, já havia passado da hora de termos uma data para celebrar a produção cervejeira nacional. Afinal somos o terceiro maior produtor da bebida em volume, hoje contamos com mais de 400 microcervejarias pelo país afora. E não param de surgir novos produtos. Hoje a rede Mestre-Cervejeiro.com conta com mais de dois mil rótulos cadastrados para as lojas comercializarem, com as nacionais representando quase 70% do volume de vendas.

dia-da-cerveja-brasileira_prateleira
São mais de 2.000 rótulos cadastrados na rede Mestre-Cervejeiro.com, e as nacionais representam quase 70% das vendas.

Não é só de quantidade que estamos falando, mas também de qualidade. As cervejarias brasileiras estão acumulando prêmios internacionais, competindo em pé de igualdade até mesmo com cervejarias renomadas em seus estilos tradicionais. Que tal uma cervejaria brasileira levar medalha de ouro em um estilo alemão, em concurso na Alemanha1? Ou uma IPA brasileira passar por cima de não uma, mas duas reconhecidas IPAs norteamericanas na Bélgica2? E a cerveja do interior de São Paulo que foi eleita a melhor Lager do mundo3? Os exemplos são tão diversos quanto é a produção nacional.

Então, para celebrar as excelentes cervejas brasileiras e a diversidade dos nossos ingredientes nativos, que permitem a criação de cervejas únicas, selecionamos 5 cervejas produzidas com ingredientes locais para representar cada região do país. Não sabe onde encontrá-las? Estas e outras cervejas nacionais estão esperando por você na loja Mestre-Cervejeiro.com mais próxima.

Confira a lista abaixo e viva a cerveja brasileira!

Dia da Cerveja Brasileira: 5 cervejas com ingredientes regionais

dia-da-cerveja-brasileira_amazon-bacuri

Cerveja do Norte: Amazon Beer Forest Bacuri

Origem: Belém, PA
Estilo: Fruit Beer
ABV: 3,8%
Ingrediente regional: Bacuri

A Amazon Beer é famosa por aproveitar a riqueza da flora amazonense em suas receitas. Uma delas é a Forest Bacuri, uma cerveja dourada, leve e refrescante, feita com bacuri, um dos frutos mais apreciados do Norte brasileiro.

dia-da-cerveja-brasileira_debron-imperial-stout

Cerveja do Nordeste: DeBron Imperial Stout

Origem: Jaboatão dos Guararapes, PE
Estilo: Imperial Stout
ABV: 9,6%
Ingrediente regional: Cacau em nibs e rapadura

Um ótimo exemplar da emergente produção nordestina de cervejas artesanais. A premiada Imperial Stout da DeBron, da região de Recife/PE, é produzida com cacau e rapadura, ingredientes típicos da região e que acrescentam complexidade à bebida.

dia-da-cerveja-brasileira_moagem-guavira-wit

Cerveja do Centro-Oeste: Moagem Guavira Wit

Origem: Campo Grande, MS
Estilo: Witbier
ABV: 4,6%
Ingrediente regional: Guavira

Uma cerveja perfeita para se refrescar do calor do pantanal e cerrado, é produzida com guavira – também conhecida como guabiroba –, fruto nativo do centro-oeste brasileiro, que reforça as notas cítricas do estilo Witbier.

Clique aqui para conferir a degustação desta cerveja.

dia-da-cerveja-brasileira_blondine-volcano

Cerveja do Sudeste: Blondine Volcano

Origem: Itupeva, SP
Estilo: Stout
ABV: 7,5%
Ingrediente regional: Café

Uma cerveja do estilo Stout, que tem coloração negra e aromas de torrefação, e produzida com adição de café 100% arábica, que reforça este perfil de sabores. Uma homenagem cervejeira à importante produção cafeeira da região Sudeste.

dia-da-cerveja-brasileira_schatz-muskat

Cerveja do Sul: Schatz Muskat

Origem: Caxias do Sul, RS
Estilo: Fruit Beer
ABV: 6,3%
Ingrediente regional: Uvas moscato

Produzida com suco de uvas moscato, que é considerada uma varietal típica da Serra Gaúcha, a Schatz Muskat une com muita qualidade a tradição vinícola da região com a criatividade das microcervejarias brasileiras.

Clique aqui para conferir a degustação desta cerveja.


E aí, já provou alguma delas? Qual outra cerveja com ingredientes regionais você incluiria na lista?

Estas e outras cervejas com ingredientes locais você encontra nas lojas Mestre-Cervejeiro.com. Clique aqui para saber onde está a unidade mais próxima de você!


Notas

1. Bamberg Altbier, medalha de ouro na categoria Altbier no European Beer Star 2015

2. Blumenau Capivara Little IPA, medalha de ouro na categoria American IPA no Brussels Beer Challenge 2016

3. Hausen Bier Dunkel, eleita a melhor Lager do mundo no World Beer Awards 2016

0 Comments

Post your comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>