A primeira turma de Sommeliers de Cerveja do Brasil se formou em 2010 pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP). Desde então, o mercado brasileiro tem ganhado anualmente centenas de novos Sommeliers de Cerveja através de instituições renomadas como o Instituto da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte, Science of Beer e Senac.

Com o objetivo de promover e valorizar a profissão no Brasil, o Instituto da Cerveja e a Associação Brasileira de Sommeliers seção São Paulo (ABS-SP) promovem o Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, uma acirrada competição em três fases que envolvem prova teórica, degustação às cegas e prova de serviço.

O grande vencedor da quarta edição foi o gaúcho Edu Pelizzon. Nós o convidamos para saber como foi a sua experiência com o Campeonato. Confira!

edu-pelizzon_campeonato-brasileiro-de-sommelier-de-cervejas
Estácio Rodrigues, Alfredo Ferreira, Kathia Zanatta e Edu Pelizzon na cerimônia de premiação.

Entrevista com Edu Pelizzon, vencedor do IV Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas

Quem é Edu Pelizzon? Nos conte um pouquinho sobre você.

Gaúcho nascido em Três de Maio/RS, 37 anos, moro em Porto Alegre desde 1995. Sou Administrador de Empresas com MBA em Marketing e hoje trabalho na área comercial de uma gráfica.

Desde que morei em Dublin, na Irlanda (2008-2011), me tornei um entusiasta por cervejas especiais. Sou cervejeiro caseiro desde 2013, Sommelier de Cervejas (2013), Tecnologia Cervejeira Avançada (2015) e Mestre em Estilos (2017) pelo Instituto da Cerveja. Como Sommelier atuo em eventos, degustações e harmonizações, bem como consultorias para empresas do ramo cervejeiro desde fábricas até bares e restaurantes. Sou o criador do MMA de Cervejas x Vinhos, evento itinerante que propõe uma batalha gastronômica com um Chef e restaurante convidados, pra que o público escolha as melhores harmonizações. Fui também curador do evento Cerveja no Centro (2016), realizado no Solar, em Porto Alegre.

Conte um pouco sobre sua história com as cervejas e como você se tornou um Sommelier de Cervejas

Em 2012, fiz um curso de produção de cerveja caseira e comecei a estudar sobre o assunto. Em 2013, após fazer o curso de Sommelier de Cervejas do Instituto da Cerveja, iniciei minhas atividades como Sommelier e foi aí que a aventura começou.

top-5_edu-pelizzon_campeonato-brasileiro-de-sommelier-de-cerveja

Top 5 cervejas por Edu Pelizzon

Como a cerveja está presente no seu dia a dia?

Ela está presente como estudo constante, mas não como atividade principal. Tenho meu trabalho fixo em outra área, e no mercado cervejeiro trabalho com consultorias, eventos e curadoria para eventos.

Você esperava receber essa premiação? Como você se preparou para o concurso?

Acho que todos os participantes entram com a expectativa de fazer um bom desempenho e com a esperança de ganhar. Me preparei bastante para este campeonato. Além de ter concluído recentemente o curso de Mestre em Estilos do Instituto da Cerveja, estudei bastante antes do campeonato, com muita leitura e degustações às cegas com colegas.

Depois que fiquei entre os cinco finalistas comecei a acreditar e mentalizar que poderia levar o título. Algumas pessoas comentavam que minha performance tinha sido muito boa, mas isso não mudou meu pensamento. As finais são muito pessoais e cada detalhe conta, até o meu nome ser anunciado como o primeiro lugar eu não tinha certeza do resultado.

Como você pretende promover a Cultura da Cerveja depois deste título?

Vou seguir com meus projetos que já estão em andamento. Com a exposição positiva na mídia, imagino que posso aumentar o alcance ao público em geral através de redes sociais. No momento estou avaliando alguns convites e “fermentando” algumas ideias para lançar em breve. E claro, representar bem o Brasil no campeonato mundial (Beer Sommelier World Championship) na Alemanha!

Edu, muito obrigado e parabéns pelo título. Um brinde!

0 Comments

Post your comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>