A Páscoa é uma das celebrações religiosas mais antigas do Cristianismo, comemorada no mundo todo de diferentes formas. Mas além dos simbolismos e rituais, a data também tem um forte apelo gastronômico, não só pela sua associação com chocolates mas também, no Brasil, pelo consumo de frutos do mar – tradicionalmente, o bacalhau.

Pensando nisso, convidamos o renomado chef Rodrigo Martins para ensinar sua receita de bruschetta de bacalhau, que é muito rápida e fácil de fazer. E para acompanhar esta deliciosa receita, sugerimos uma cerveja que harmoniza perfeitamente.

Confira como fazer esta harmonização de Páscoa e boas festas!

Ingredientes

harmonizacao-de-pascoa_ingredientes

  • Pão italiano cortado em fatias de 2 cm.
  • 2 postas de 300 g de bacalhau dessalgado.
  • 500 ml de azeite de oliva.
  • 2 tomates.
  • 2 ramos de tomilho.
  • 3 folhas de louro.
  • 1 maço de cebolinha.
  • 1 cebola roxa.
  • Brotos de coentro (opcional).

Rendimento: até 8 porções.

Modo de preparo

  1. Em uma assadeira, deixe as postas de bacalhau no azeite com rodelas de tomate, ramos de cebolinha, tomilho e louro.
  2. Asse no forno a 90°C por 30 minutos.
  3. Com uma faca, retire cuidadosamente a pele do bacalhau e pressione a carne com um garfo, até virar lascas. Cuidado com espinhos!
  4. Misture as lascas de bacalhau com cebola roxa e cebolinha picadas.
  5. Pegue as rodelas de tomate que estavam na vasilha e coloque nas fatias de pão.
  6. Por cima do tomate, coloque as lascas de bacalhau temperadas.
  7. Finalize cada bruschetta com um fio do azeite que ficou na assadeira e um pequeno broto de coentro.
  8. Pronto, agora é só partir pro abraço harmonizando com uma boa cerveja. Aqui nós optamos pela Bierbaum Vienna. Bom apetite!

harmonizacao-de-pascoa_chef-rodrigo-martins

Notas do chef: Este é um prato muito versátil. Pode ser servido como entrada, ou um lanche da tarde. É possível inclusive aproveitar o que sobrou da bacalhoada tradicional. Você também pode incluir outros elementos no bacalhau para deixá-lo do jeito que você gosta: raspas de limão, pimenta do reino, azeitonas, alho, ovos etc. Prove diferentes variações, você vai se surpreender!

Sugestão de harmonização

harmonizacao-de-pascoa_bruschetta-de-bacalhau-x-bierbaum-vienna

Para combinar com este delicioso prato, selecionamos a Bierbaum Vienna. Este é um ótimo exemplar do estilo Vienna Lager, produzido em Treze Tílias/SC. De coloração âmbar alaranjado, cristalina, este rótulo apresenta notas maltadas remetendo a tosta leve, nozes e caramelo, complementadas por notas florais dos lúpulos. Na boca é equilibrada, com médio dulçor, médio amargor e paladar seco.

E aí, deu água na boca? Faça a receita em casa, prove com uma boa cerveja – pode ser uma Vienna Lager como a Bierbaum Vienna, mas também vai bem com outros estilos como Witbier e Saison – e nos conte nos comentários o que achou.

Quer outra opção para harmonizar nesta Páscoa? Clique aqui para conferir outra receita harmonizada de bacalhau, ou clique aqui para conferir algumas harmonizações de cerveja com chocolate.

Um brinde e boa Páscoa!


0 Comments

Post your comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>