O mercado brasileiro de cerveja artesanal vem chamando a atenção por seu enorme crescimento, mesmo em meio a instabilidades econômicas e políticas.

Para quem vê o potencial deste mercado e está disposto a se dedicar com comprometimento e seriedade, não faltam oportunidades para se trabalhar com o que ama, abrir um negócio próspero ou até mesmo fazer investimentos rentáveis.

Listamos aqui algumas destas ideias de negócio. Veja qual delas combina mais com você!

Alguns dados do Mercado de Cervejas Artesanais

ideias-de-negocio-cerveja-artesanal_dados-de-mercado
Gráfico mostrando o crescimento exponencial no número de cervejarias no Brasil. Fonte: MAPA

O mercado de cervejas artesanais está mais aquecido do que nunca. Um levantamento recente feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, órgão regulamentador do setor cervejeiro no Brasil, aponta que já passamos da marca de 600 cervejarias no Brasil, sendo a grande maioria microcervejarias, produzindo mais de 7.500 cervejas diferentes.

E chegamos a estes números muito rapidamente: conforme estudo feito pelo Instituto da Cerveja Brasil, o mercado brasileiro de cervejas artesanais ganha, em média, uma nova microcervejaria por semana.

Não é fácil identificar fontes confiáveis de informações sobre um setor tão incipiente e dinâmico como o de cervejas artesanais. Mas temos uma lista que atualizamos frequentemente aqui no nosso site. Clique AQUI para acessá-la.

Ideias de negócio e oportunidades de trabalho com Cervejas Artesanais

Sommelier de Cervejas

ideias-de-negocio-cerveja-artesanal_sommelier
Sommelier de Cervejas da loja Mestre-Cervejeiro.com fazendo o seu trabalho.

O cargo de Sommelier (ou Sommelière, no feminino) surgiu na França medieval, quando o transporte do vinho e a manutenção de sua qualidade se tornou uma missão tão importante que era preciso ter uma pessoa garantindo que tudo corresse bem e que o vinho estivesse apto para consumo do rei e dos nobres. Com o tempo, a profissão de Sommelier veio a representar o especialista no serviço de uma determinada bebida – é um garçom ou garçonete especializada.

O Sommelier de Cervejas pode atuar como funcionário em quase qualquer empresa do setor cervejeiro: cervejarias, lojas, bares, restaurantes, importadoras, distribuidoras etc. Normalmente o Sommelier ou a Sommelière têm como responsabilidades montar cartas de cerveja, atender o público, conduzir treinamentos, orientar os clientes sobre os produtos e fazer gestão da qualidade – sim, beber cerveja faz parte, mas é muito mais do que isso.

Muitos Sommeliers trabalham como autônomos promovendo jantares harmonizados, palestras e treinamentos e consultorias para cervejarias, bares e restaurantes.

Indicado para: Quem gosta de educar e atender o público consumidor e tem afinidade por gastronomia em geral. Disposição para trabalhar fora do horário comercial, inclusive em fins de semana e feriados.

Cervejeiro profissional

ideias-de-negocio-cerveja-artesanal_cervejeiro
Pete Slosberg, cervejeiro profissional, pondo a mão na massa na produção da MC Belgian Tripel Chocolate.

Transformar seu hobby em profissão: este é um caminho almejado por muitos cervejeiros caseiros. É possível ser funcionário de uma cervejaria já existente, normalmente começando como Assistente de Produção ou Cervejeiro Assistente, até chegar ao cargo de Cervejeiro Chefe (Head Brewer, em inglês) ou Mestre Cervejeiro (Brewmaster, em inglês).

Alguns cervejeiros profissionais também seguem em carreiras solo, normalmente após acumular algumas décadas de experiência, atuando como consultores para outras cervejarias.

Indicado para: Pessoas com afinidade por assuntos técnicos – especialmente química, botânica, microbiologia e gestão aplicada à indústria. Disposição pra acordar bem cedo e disciplina para seguir padrões rigorosos de higiene e processos.

Importadora de Cervejas Artesanais

ideias-de-negocio-cerveja-artesanal_importadora
As excelentes cervejas da Nils Oscar (Suécia) são um bom exemplo de novidades trazidas ao Brasil por uma importadora.

Apesar de termos excelentes cervejas nacionais, há grande demanda por produtos importados. Muitas das grandes cervejarias estrangeiras já têm importação regular ao Brasil, mas existem centenas de excelentes produtores interessados em entrar no nosso mercado só esperando para serem descobertos.

Mas como você já deve saber, o Brasil é um dos campeões mundiais em burocracia. Em poucas áreas isso fica tão claro como no comércio exterior. Além da tributação pesada, as importadoras enfrentam grandes desafios estruturais do nosso país como logística, câmbio desfavorável, morosidade dos órgãos públicos e por aí vai. Some-se a isso o fato da cerveja ser um produto bastante sensível e você perceberá que gerir uma importadora não é nada fácil.

Mesmo com todos estes desafios, ainda há muito potencial para importadoras de cervejas artesanais prosperarem trazendo novos rótulos ao Brasil. Basta acompanhar as notícias do mercado para constatar que o interesse por novidades é enorme.

Indicado para: Pessoas com experiência em comércio exterior e afinidade por vendas, contabilidade, processos administrativos e burocracia. Aqui paciência e determinação são virtudes imprescindíveis!

Distribuidora de Cervejas Artesanais

ideias-de-negocio-cerveja-artesanal_distribuidora
O objetivo da distribuidora é manter as prateleiras dos pontos de venda sempre cheias.

As distribuidoras compartilham muitas semelhanças com as importadoras e muitas importadoras atuam também como distribuidoras. A grande diferença é que a distribuidora tem como foco fazer a ponte entre o produtor (no caso de produtos nacionais) ou importadora (no caso de produtos importados) e os pontos de venda direta ao consumidor.

Os desafios também são similares aos enfrentados por importadoras, especialmente quanto à logística e tributação brasileiras. Por isso muitas distribuidoras focam em uma região ou estado específico, o que facilita a gestão e valoriza os produtores locais.

Indicado para: Pessoas com experiência em vendas e com afinidade por administração, contabilidade e relacionamento com clientes.

Dono de Bar ou Loja de Cervejas Artesanais

ideias-de-negocio-cerveja-artesanal_loja-de-cervejas
Já imaginou ser dono do próprio negócio e viver de cerveja artesanal? Conheça as franquias Mestre-Cervejeiro.com

Aqui é preciso já começar com um aviso: não pense que, por você gostar de frequentar bares e lojas de cerveja, você facilmente terá sucesso se abrir um destes negócios!

Gerenciar um bar ou loja de cervejas artesanais é um grande desafio que exige dedicação e conhecimento, mas pode trazer grandes recompensas para quem fizer um bom trabalho. Foi justamente para diminuir este desafio que surgiu o sistema de franquias Mestre-Cervejeiro.com, que oferece suporte completo às lojas franqueadas, com know-how de 13 anos e uma marca estabelecida no mercado de cervejas artesanais.

Investir em uma franquia é como pegar um atalho que aumenta (e muito) as suas chances de sucesso. Para saber mais detalhes sobre o sistema de franquias Mestre-Cervejeiro.com, clique AQUI.

Indicado para: Pessoas com experiência em vendas, afinidade por atendimento ao público e disposição para trabalhar fora do horário comercial, inclusive em fins de semana e feriados. Caso seja operador do negócio, é importante ter conhecimentos sólidos sobre cervejas artesanais.


Se você quer realizar o sonho de ter o próprio negócio, trabalhar com cerveja e fazer parte da maior rede de lojas de cerveja artesanal do Brasil, tudo isso com suporte do know-how de 13 anos da marca, seja um franqueado Mestre-Cervejeiro.com. Clique AQUI para saber mais sobre o nosso sistema de franquias.

Ao seu sucesso!


0 Comments

Post your comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>