Para essa Páscoa convidados o chef Ivan Lopes, do Restaurante Mukeka de Curitiba, para montar um menu harmonizado com as nossas cervejas.

Confira como ficou:

Entrada:


Salada de lascas de Bacalhau com quiabo e escabeche de pimentão

Mestre-Cervejeiro.com Amarillo Weisse

Para acompanhar colocamos a nossa cerveja Mestre-Cervejeiro.com Amarillo Weisse. Ela é uma Cerveja de Trigo do jeitão tradicional, porém temperada com o lúpulo americano Amarillo.

O amargor do lúpulo cortou muito bem o azeite de oliva, os sabores da cerveja harmonizaram com o bacalhau e ainda o leve dulçor da Weisse contrastou com o amargor da salada. Ficou uma harmonização fantástica, temos um dos ingredientes mais usados para os menus de Páscoa que é o Bacalhau. E a maneira que o chef Ivan inseriu no prato ficou muito bom junto com a cerveja.

Prato Principal:


Peixe Filhote com crosta de castanha de caju e risotto de jambu com tucupi

Mestre-Cervejeiro.com Double IPA Cascade

Em uma primeira impressão pode parecer que uma Double IPA não vai combinar com esse prato. Mas ao provar, não tem como não achar que um nasceu para o outro!
A maneira como o chef Ivan preparou o peixe, o deixou muito suculento. O jambu trouxe amargor para o prato e o caldo de tucupi untuosidade.
Os sabores lupulados da Mestre-Cervejeiro.com Double IPA combinaram muito bem com o prato, principalmente com a suculência do peixe. Com isso pedindo um novo gole a cada mordida e vice-versa.

Sobremesa:


Mousse de chocolate amargo e cupuaçu

Mestre-Cervejeiro.com Tripel Wood-Aged

Aqui fechamos com chave de ouro, ficou a melhor harmonização desse menu. Os aromas de madeira e cachaça da cerveja harmonizaram com perfeição com o chocolate. O corpo da cerveja acompanhou o prato. E ainda, o adocicado da cerveja combinou com o chocolate e foi levemente cortado pelo cupuaçu. Uma grande experiência gastronômica!

Essa foi uma sugestão de sequências para inspirar o menu da Páscoa que você vai fazer na sua casa. Não precisa ser tão elaborado quanto do chef Ivan, vale a criatividade de cada um. O importante é provar os diferentes sabores das cervejas com os ingredientes típicos da Páscoa.

As cervejas você encontra nas lojas Mestre-Cervejeiro.com e o menu está disponível no Restaurante Mukeka. E você, já pensou qual o menu que vai fazer para a Páscoa?


Ivan Lopes, chef e consultor
Restaurante Mukeka

About Daniel Wolff

Sommelier de Cervejas, Diretor da rede de franquias Mestre-Cervejeiro.com e juiz internacional de concursos cervejeiros. Fundou o Mestre-Cervejeiro.com em 2004 para promover a Cultura da Cerveja, já tendo prestado serviços para diversas cervejarias e grandes empresas.

0 Comments

Post your comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>